terça-feira, 25 de maio de 2010

Breve analogia entre a Fotografia Convencional e a Digital


Na fotografia analógica utilizamos como suporte, para os registros das imagens captadas pelas lentes de nossas câmeras, a película fotográfica ou o, popularmente conhecido, filme fotográfico. As informações contidas nas imagens são orientadas por valores de diafragma, obturador e ISO. Neste 1º momento as imagens ainda não estão fixadas no filme fotográfico, somente após o processo de revelação química é que obteremos a nossa imagem em negativo e posteriormente em positivo, pela utilização de um laboratório manual ou mini lab, na fixação da imagem em papel fotográfico.
Na fotografia digital a diferença começa no suporte de registro das imagens que neste caso se dá pelo sensor digital. E o processo de armazenamento “temporário” acontece pela utilização do que chamamos de cartão memória. Neste modelo existem algumas possibilidades de arquivamento das imagens, como por exemplo: em câmeras populares o processo de gravação se dá pelo sistema de arquivo de imagens JPEG; em câmeras digitais com um pouco mais de recurso é possível utilizar tanto o JPEG e o tão comentado RAW, que na verdade não é um sistema de arquivo de imagens e sim de dados brutos. Na captura em JEPG todos os parâmetros de balanço de branco, nitidez ou mesmo cores pré ajustados pelo fotógrafo, na câmera, são incorporados a imagem capturada. Há ainda neste sistema o efeito de compressão de cor o que gera uma perda de informação nas imagens e a deformação dos pixels (menor unidade na formação da imagem digital) quando utilizamos algum programa gráfico para o tratamento das mesmas. Na captura RAW os únicos atributos inseridos a imagem são aqueles básicos, já mencionados na captura analógica, para que a foto exista, ou seja, ISO, abertura do diafragma e velocidade do obturador. Todos os outros itens definidos na câmera digital na hora da captura são gravados como metadados (conjunto de dados que descrevem outros dados) e anexados, mas não incorporados, à imagem. Portanto a imagem digital está bruta, crua e precisa ser revelada e para isso se fará necessário, a utilização de um programa gráfico especifico para o sistema RAW. Neste processamento não há a degradação dos pixels formadores da imagem digital e os resultados alcançados são tão bons ou melhores que os obtidos pela fotografia analógica.

Captura em RAW antes e depois do processamento


Espetáculo de dança - Teatro Arthur Azevedo - São Luís - MA





Exemplo da diferença no uso de um filtro polarizador

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Compreendendo a Profundidade de Campo na Fotografia

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Galvão Leonardo Advocacia