Sobre mim

Zé Luiz Cavalcanti, nascido na cidade do Rio de Janeiro, discente do curso de Artes Visuais/ UFMA, formado em Marketing e Propaganda/ Uniceuma, Fotógrafo (SENAC/RJ), com mais de 20 anos de dedicação ao ensino e a prática da fotografia junto a entidades como Zona da Arte, Plan do Brasil, Foto Clube Poesia do Olhar, Foto Sombra, Centro de ensino e apoio a pessoa com surdez – CAS, e SENAC/MA.

Iniciou-se na arte de fotografar no começo dos anos 90 sem muitas pretensões. Fazia fotos apenas como hobby fotografando viagens de férias de sua família e mais tarde as suas próprias viagens. Foi a partir da convivência em galerias e centro culturais, sempre em busca de exposições fotográficas, que resolveu se profissionalizar período em que se matriculou no curso de Fotografia P&B do Senac/RJ. Desde então passou atuar como fotógrafo free lancer desenvolvendo trabalhos de fotojornalismo para jornais e associações comunitárias em comunidades da cidade do Rio de Janeiro e administrando também oficinas de Fotografia P&B. No ano de 1999 participa de exposição fotográfica coletiva realizada na Associação brasileira de artes Fotográficas - ABAF na cidade do Rio de Janeiro.

Ao chegar à cidade de São Luís, onde vive desde 2000, é convidado a desenvolver cursos de Fotografia Analógica, Técnicas de laboratório P&B, Fotografia Digital e Tratamento de Imagens Digital no espaço cultural Zona da Arte e no Senac/MA, atividade que ainda exerce. Ministrou Oficinas de fotografia na XII Semana de Comunicação do UniCeuma/ 2010 e na I Semana Acadêmica de Artes Visuias da UFMA/20014.

Em 2001 realiza sua 1ª exposição individual: O OLHAR DE QUEM CHEGA, exposição composta por vinte fotos em p&b, todas ampliadas pelo próprio autor, que foram captadas na cidade de São Luís e região metropolitana.

Co-autor das exposições Arquitetura Religiosa Brasileira – Regiões Nordeste e Meio Norte e Índias – Sedução pela Imagem, ambas em 2012. Participou em 2019 da exposição coletiva, organizada pelo departamento de Artes Visuais da Universidade Federal do Maranhão, "A Fotografia na Arte Contemporânea”.

Realizou fotos para revistas Fácil Magazine, Ótima, Blues N’ Jazz, Jazz+, Capital Brasil e instituições como: Troller, Cine System, By Tennis, Centauro, Instituto Airton Senna, Ministério da Ciência e Tecnologia. Editoras do Brasil, Positivo e Moderna.

Agraciado com 2 menções honrosas nos concursos “Um olhar sobre São Luís/ 2008 e no XV Salão de Artes Visuais – “São Luís Marinhas O mar que encanta”/ 2011.

Em setembro de 2010 é premiado com o 3º Lugar, no 2º concurso fotográfico Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina e classificou-se para participar do 10º e 13º Salão Nacional de Fotografia – Pérsio Galembeck em 2013 e 2016 respectivamente.

Em suas fotos deixa transparecer um olhar crítico, poético e estético da natureza e suas transformações concebendo a sua própria percepção da realidade.

Atua como fotógrafo free lancer ainda hoje realizando os mais diversos trabalhos:


Cobertura fotográfica do desfile das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, grupos de acesso C, D e E.

Cobertura fotográfica de formaturas em todo estado do Maranhão.

Cobertura fotográfica do primeiro e do segundo Festival de Blues de São Luís.

Cobertura dos eventos realizados pela CIA. de Arte Popular Catarina Mina.

Cobertura fotográfica do Espetáculo Cena Lírica em Mozart, apresentados nos Teatros João do Vale e Arthur Azevedo.

Cobertura fotográfica do 1º e 3º encontro de Canto Lírico e 2º encontro de piano realizados pela Escola de Musica de Estado do Maranhão.

Fotos para a revista Ótima Magazine edições de laçamento e de aniversário.

Fotos para o Instituto Airton Senna junto ao projeto Gestão nota 10.

Cobertura fotográfica do I e II Ciclo de Oficinas e Palestras, organizada por Mestre  Patinho. 

Fotos de still para o vídeo clip da música Lavadeira, de autoria da Banda Nego K’apor. 

Cobertura fotográfica para os shows de lançamento do CD Buraco do Tatu e fotos para o projeto gráfico do CD Raiz do guitarrista, arranjador e compositor maranhense Pedro Araújo.

Fotos para o livro didático “Projeto Buriti Matemática”, livro 3 (2ª edição) autoria coletiva.  Ed. Moderna – SP.

Fotos para o miolo no livro didático intitulado Projeto Buriti para o Campo - Matemática –  4º Ano – 1ª edição – autoria coletiva.

Foto para o livro didático Geografia Regional do Maranhão – 5º ano, Ed. Positivo.

Cobertura fotográfica da Copa Troller 2011 e 2012, etapa São Luís – MA, categoria passeio. 

Fotos dos produtos da Empresa Tópico Galpões.

Cobertura fotográfica do evento de inauguração das lojas Centauro e  By Tennis filiais  Shopping da Ilha.

Fotos para o portifólio da empresa CineSystem Cinemas.

Cobertura fotográfica da 64ª SBPC para o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação.



Contatos:

Fone: (98) 98479 7120 (Claro) / 98804 6662 (Oi - Whatsapp)
E-mail: zeluizcavalcanti@yahoo.com.br

 


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário