quarta-feira, 15 de setembro de 2010

2º Concurso Fotográfico Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina



Tradição e religiosidade são destaques no resultado da edição 2010 do concurso fotográfico
O colorido das danças, a religiosidade e a tradição da cultura popular estão em destaque nas fotografias premiadas na segunda edição do concurso fotográfico Um Olhar sobre a Cultura Popular Nordestina. O Concurso teve a participação de fotógrafos de 17 estados brasileiros totalizando mais de 400 trabalhos inscritos de fotógrafos profissionais e amadores. No resultado final, as 20 melhores fotografias foram classificadas em 10 primeiras colocadas e 10 menções honrosas. O concurso é patrocinado pelo Programa BNB de Cultura. O primeiro lugar foi para o fotógrafo Vinicius Luís Xavier Carneiro, de Salvador-BA, com a foto intitulada Bumba meu boi de Tajaçuaba. A fotografia foi realizada em São Luis no Maranhão e realça a expressão popular da dança típica do Estado. O fotógrafo natalense Rodrigo César Cortez de Sena ficou em segundo lugar, com a fotografia Rainha do brinquedo, um registro feitoem Nazaré da Mata no Estado de Pernambuco. O terceiro lugar foi para o fotógrafo carioca José Luiz Ferreira Cavalcanti, que vive em São Luís desde 2000, com a fotografia Devotos e brincantes, uma imagem que une expressões da cultura popular na fé e na dança.
Com as cores fortes do São João nordestino, o fotógrafo potiguar Jean Souza Lopes, de Assú-RN, ficou em quarto lugar com a fotografia intitulada Céu enfeitado. O quinto lugar ficou para o fotógrafo Rafael Lage, com o registro da Corrida dos bonecos gigantes, título da foto, realizada em Olinda-PE. O fotógrafo cearense Felipe Jorge Abud Neto, foi classificado em sexto lugar, com a fotografia Alegria Partilhada, uma imagem registrada em Juazeiro do Norte-CE que retrata felicidade em fazer parte da cultura popular.
Em sétimo lugar foi classificado o fotógrafo cearense Cláudio Pinto Joventino, com a fotografia Vaqueiro de peixe, registrada em Pitupitá-CE. A fotografia intitulada Vaqueiro voador classificou o fotógrafo potiguar Alexandro Gurgel em oitavo lugar. O registro de um vaqueiro a galope em pleno movimento foi realizado no município de Acari-RN.
O fotógrafo Augusto César Cunha Pessoa ficou com o nono lugar, com a fotografia Viva Santo Antônio, registrada em Barbalha-CE. A décima fotografia classificada é intitulada Reisado de Zambelê e foi feita pela fotógrafa paraibana Lilia Tawdaya em João Pessoa-PB.

 
Mensões honrosas
Nesta edição do concurso foram classificadas também 10 fotografias na categoria Mensões Honrosas, com o registro de diversos olhares sobre a cultura popular, completando a mostra da diversidade da cultura nordestina.
Os fotógrafos classificados foram os seguintes: Pacífico Medeiros Santos Sobrinho, de Mossoró/RN, com a fotografia Arraiá de São João; Hélia Souza Scheppa, de Recife/PE, com o registro Gola colorida; Marlon Ilson Sampaio Porto, de Salvador-BA, com a fotografia Mascarado no carnaval; Wagner Henrique Varela da Silva, de São Gonçalo do Amarante RN, com a fotografia intitulada Dona Militana...Mulher de fibra...; Ney Douglas Marques, de Natal-RN, com a fotografia Pescadores; Tatiana Almeida Leal de Souza, do Rio de Janeiro – RJ, com o registro Maracatu rural; Robert Edward Fabisak, de Jaboatão dos Guarapes-PE, com a fotografia Bacamarteiro; Evilázio Moreira Bezerra Filho, de Natal/RN, com o registro Romeiros; Aurílio Santos, da Paraíba-PB, com a fotografia Encourado de sonhos; e o fotógrafoAlexandro da Silva Régis, de Natal/RN, com o registro intitulado A fé dos impossíveis.
O concurso é um iniciativa da Caminhos Comunicação & Cultura, formada por um grupo de jornalistas e radialistas potiguares que realiza trabalhos nas áreas de artes visuais e audiovisual, com destaque para a valorização da cultura popular.