quinta-feira, 31 de março de 2011

Prêmio Conrado Wessel, considerado o maior em dinheiro da fotografia no Brasil

A Fundação Conrado Wessel (FCW) anunciou em seu site www.fcw.org.br  nesta quarta-feira, dia 30 de março, os três vencedores do Prêmio FCW de Artes, na categoria de Fotografia.
Com o ensaio intitulado “TV P&B”, o fotógrafo gaúcho Luis Tadeu Vilani ficou com o primeiro prêmio no valor de R$114.285,74. “Foi com extrema satisfação que recebi a notícia do Prêmio de uma Instituição como a Fundação Conrado Wessel que tem valorizado há vários anos a fotografia brasileira”, diz o vencedor que trabalha como repórter fotográfico.
No Ensaio “TV P&B”, Vilani retratou a retirada de moradores de uma favela próxima ao aeroporto Salgado Filho na capital gaúcha, onde interagiam com restos de molduras de televisões velhas em preto e branco. “Captei este momento na vida daquelas pessoas como uma manifestação inconsciente de serem vistos na esperança de uma vida melhor daquela comunidade”.
O segundo colocado foi Guilherme Mohallem com o ensaio “Drom, o caminho Cigano”. O terceiro lugar ficou com o fotógrafo Denis Kenji Arimura com o ensaio “Índios Contemporâneos”. Ambos vão receber R$ 42.857,14.
Os premiados foram escolhidos entre 15 finalistas de um universo de 207 profissionais inscritos no concurso, que abordou a temática “O Brasil e os Brasileiros”. A escolha foi feita por sete jurados coordenados pelo professor Rubens Fernandes Junior, crítico de fotografia, doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e diretor da Faculdade de Comunicação da FAAP. Ele é ainda membro do conselho curador da Coleção Pirelli-MASP de Fotografia (Museu de Arte de São Paulo) e da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
Cerca de 100 fotos dos ensaios dos 15 finalistas serão publicadas no livro da Fundação Conrado Wessel e os ensaios premiados em 1º, 2º e 3º lugares serão expostos na noite da premiação, cerimônia marcada para o dia 13 de junho, na Sala São Paulo, na capital Paulista.
Os ganhadores das outras categorias do Prêmio FCW foram divulgados em janeiro: o químico Jairton Dupont, categoria Ciência; o cineasta Nelson Pereira dos Santos, categoria Cultura; a médica Angelita Habr-Gama, categoria Medicina.
Além dos 3 ensaios vencedores, houve 12 outros ensaios finalistas, cujos autores foram os fotógrafos da lista a seguir, em ordem alfabética: o nome do fotógrafo vem seguido do título de seu ensaio classificado:
ADRIANA MEDEIROS - Nascidos Brasileiros
ANDRÉ VIEIRA - Intérpretes da Roça Nova
ARAQUÉM ALCÂNTARA - Fotografias
BRENO ROTATORI - Manélud
LALO DE ALMEIDA - A Retomada
MARCO MENDES - Tribos Urbanas
PAULO PEREIRA - Corpo de Passagem
RICARDO TELES - A Estrada
RIPPER - Retrato Escravo
RODRIGO ZEFERINO - Arredores do Aço
YÊDA BEZERRA DE MELLO - O casamento

Todos esses ensaios, mais os dos 3 vencedores, farão um conjunto de 100 fotos que constarão do livro PRÊMIO FCW 2010, a ser encaminhado aos fotógrafos, quando de sua publicação prevista para o final do ano.

Publicado por: Deborah Silva
           

Nenhum comentário:

Postar um comentário